Qual a diferença entre vias aéreas superiores e inferiores?

Qual seria as vias aéreas superiores e inferiores?

O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traquéia. O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões.

O que é vias aéreas inferiores?

b) Via aérea inferior: contém os órgãos localizados na cavidade torácica, incluindo a traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões, com funções na troca de oxigênio e dióxido de carbono (GUYTON; HALL, 2006).

Qual a função das vias aéreas superiores e inferiores?

As vias aéreas superiores têm localização extratorácica e são constituídas pelas cavidades nasais, faringe e laringe. Já as vias aéreas inferiores têm localização intratorácica, e é composta pela traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos, que são as estruturas funcionais do pulmão.

O que são vias aéreas superiores?

O trato respiratório superior ou vias aéreas superiores refere-se principalmente às estruturas que compõe o sistema respiratório que estão fora do tórax ou acima do ângulo esternal. Outra definição usado pela medicina é a de vias aéreas acima da glote ou cordas vocais.

Quais as três zonas da via respiratória inferior?

  • Nariz. Fossa nasal.
  • Faringe.
  • Nasofaringe.
  • Laringe.
  • Cavidade oral.

Quais são as vias aéreas do sistema respiratório?

As vias do trato respiratório dividem-se em: 1) porção condutora: constituída pelas cavidades nasais (durante a respiração forçada, a cavidade oral também faz parte dessa porção), faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos; 2) porção respiratória: formada pelos bronquíolos respiratórios, ductos alveolares, …

O que são vias aéreas e qual a sua função?

As vias aéreas são responsáveis pelo transporte de ar até os pulmões, onde ocorrem as trocas gasosas que irão oxigenar o sangue. Os componentes da via aérea participam ainda do sistema de fonação e percepção olfatória.

Como funciona as vias aéreas?

O ar entra no sistema respiratório pelo nariz e boca, passando pela garganta (faringe) e caixa de voz ou laringe. A entrada da laringe é coberta por uma pequena aba de tecido (epiglote) que se fecha automaticamente durante a deglutição, impedindo a entrada de alimentos ou líquidos nas vias aéreas.

Qual a principal função das vias respiratórias?

A principal função do sistema respiratório reside na troca do oxigênio proveniente da atmosfera pelo dióxido de carbono produzido pelas células do corpo. Outras funções do sistema respiratório são a participação no equilíbrio ácido-básico do corpo, a fonação, a defesa pulmonar e o metabolismo.

Faz parte das vias aéreas superiores?

A Anatomia das Vias Aéreas é dividida em duas porções: via aérea superior, que se situa fora da cavidade torácica e é constituída pela cavidade nasal, faringe e laringe; e via aérea inferior, que consiste na traqueia, brônquios, brionquíolos e alvéolos.

Qual é a sequência do trato respiratório inferior?

Traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos.

Faz parte do trato respiratório inferior exceto?

Fazem parte do trato respiratório inferior (também chamado vias aéreas inferiores) a traqueia, os pulmões, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos pulmonares. São responsáveis por, juntamente com as vias aéreas superiores, manter a permeabilidade das trocas gasosas que ocorrem no pulmão.

O que são as vias respiratórias?

Vias respiratórias são assim denominadas as estruturas responsáveis pelo transporte do ar aos pulmões no organismo humano. Essas estruturas são anatomicamente separadas em: Cavidade Nasal (nasofaringe) … Bronquíolos (respiratórios e terminais)

Quais são as pequenas vias aéreas?

As pequenas vias aéreas ou bronquíolos possuem um diâmetro interno menor que 2 mm e são desprovidas de cartilagem. Enquanto os bronquíolos membranosos são condutores de ar, os bronquíolos respiratórios suprem os alvéolos promovendo a troca de gás.