Que fato importante ocorreu em 1450?
Eventos. 21 de Março – Doação da Capitania da Ilha de Jesus Cristo, (mais tarde, chamada de Ilha Terceira), a Jácome de Bruges. Diogo de Teive descobre a Ilha das Flores, no arquipélago dos Açores. Ano em que o Império Inca atinge as suas dimensões máximas.
O que aconteceu em 1129?
Eventos. Entrega, por D. Afonso Henriques aos Templários, do Castelo de Soure, que defendia a cidade de Coimbra das invasões sarracenas vindas do sul. Godofredo V Plantageneta torna-se conde de Anjou, sucedendo ao pai Fulque V de Anjou, que acabara de se tornar rei de Jerusalém.
O que aconteceu no ano de 1454?
Revolta da Moreia de 1453–1454, no Despotado da Moreia, último território bizantino na Europa.
O que aconteceu em 1452?
Eventos. 16 de março – coroação e casamento do imperador Frederico II da Germânia. 18 de junho – Bula Dum diversas, do papa Nicolau V de autorização a Afonso V de Portugal para buscar, capturar e subjugar os infiéis da África Ocidental.
O que aconteceu no mundo em 1400?
O século XIV foi o século que durou de 1 de janeiro de 1301 a 31 de dezembro de 1400. Durante este período, ocorreram grandes desastres políticos e naturais na Europa e nos quatro canatos do Império Mongol. A África Ocidental e o subcontinente indiano, no entanto, experimentaram crescimento econômico e prosperidade.
Qual fato importante que aconteceu no século 15?
Principais acontecimentos históricos do século XV – 1453: fim da Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra. – 1488: o navegador português Bartolomeu Dias passa pelo Cabo da Boa Esperança (anteriormente chamado de Cabo das Tormentas). – 1490 a 1560: época em que o Renascimento apresentou seu maior esplendor.
O que aconteceu em Portugal em 1139?
Em 1139, depois de uma estrondosa vitória na batalha de Ourique contra um forte contingente mouro, D. Afonso Henriques afirma-se como rei de Portugal a partir de 1140 com o apoio dos nobres portugueses, e é reconhecido como rei soberano com o Tratado de Zamora em 1143.
Como foi o processo de independência de Portugal?
No ano de 997, o território entre os rios Douro e Minho (atual Portugal setentrional) foi reconquistado dos árabes por Bermudo II, rei de Leão e, em 1064, Fernando I, rei de Castelha e Leão, levou à reconquista do que hoje conhecemos como Coimbra. … Em 1179, o papa reconheceu a independência de Portugal.
O que aconteceu no ano 100 depois de Cristo?
Sendo um período de cem anos iniciado em 1º de janeiro de 1 e terminado em 31 de dezembro de 100, que se notabilizou pelo nascimento de Jesus Cristo, o surgimento do Cristianismo (consequentemente da Igreja Católica), o auge do Império Romano, a primeira guerra judaico-romana e o Grande incêndio de Roma.
Qual o primeiro ano do mundo?
O ano 1 a.C. foi um ano bissexto. Iniciou numa quinta-feira do calendário juliano. Foi precedido pelo ano 2 a.C. e seguido pelo ano 1 d.C., ou ano 1 da era comum, uma vez que não existiu ano zero.
Qual o Século de 1519?
século XVI
1519 (MDXIX, na numeração romana) foi um ano comum do século XVI do Calendário Juliano, da Era de Cristo, a sua letra dominical foi B (52 semanas), teve início a um sábado e terminou também a um sábado.
O que marcou o século 14?
Principais acontecimentos históricos do século XIV – 1346: Batalha de Crecy – uma das principais batalhas da Guerra dos Cem Anos. – 1348: começo da epidemia de Peste Negra na Europa: milhões de mortos até o ano de 1355, quando a epidemia começou a diminuir. – 1368: início da Dinastia Ming na China.
O que aconteceu no ano de 1420?
No ano de 1420, a corte do Rei D. Juan II de Castela, pai de Isabel, a Católica, estava em Tordesilhas no antigo palácio, agora desaparecido. O palácio é tomado pelo Infante Enrique de Antequera, prendendo Juan Hurtado de Mendoza, favorito do Rei e afastando-o do Governo.
O que estava acontecendo no mundo em 1500?
Em 1500, só uma pequena parte das Américas era conhecida, junto ao mar do Caribe. A África ainda era muito pouco explorada, e a Europa estava dividida entre reinos que lutavam entre si. Portugal tinha contato direto com o oceano e relações com comunidades do norte da Europa e do mar Mediterrâneo.
Comentários