O que significa Arraial da Pavulagem?

Qual o significado do nome Arraial do Pavulagem *?

O nome do grupo traz as palavras “Arraial” que refere-se a um lugar em que festas populares são realizadas e “Pavulagem”, que representa um neologismo originário de pavão, que signifi- ca o formoso, bonito, e pomposo e que na linguagem popular tem o significado de “o que gos- ta de aparecer”, ou o fanfarrão.

Como surgiu o Arraial do Pavulagem?

Arraial do Pavulagem – Tudo começou em 1986 quando o Arraial do Pavulagem surge como um grupo de música regional, formado pelos músicos Ronaldo Silva, Júnior Soares e Rui Baldez. No ano seguinte se expandiu para um cortejo realizado aos domingos na praça da República, em Belém.

Qual é o símbolo da Pavulagem?

A estrela: o boi O ofício, ela conta que aprendeu com o marido, o carnavalesco Evaldo Gomes, que morreu há três anos, deixando para a esposa o legado dos bordados e da perfeita combinação de cores de fitas, paetês, miçangas e outros adereços que ornamentam um dos principais símbolos da quadra junina.

Quais são os tipos de danças encontradas nas apresentações do Arraial do Pavulagem?

Os brincantes se enfeitam com chapéus de palha com fitas coloridas e seguem pela avenida ao som de ritmos de quadrilha, xote e retumbão.

Que linguagens artísticas são trabalhadas pelo Arraial do Pavulagem?

Criado em 2003, ele desenvolve ações de educação cultural que contribuem para transmitir e fortalecer o saber oral tradicional da Amazônia, através de linguagens como a dança, a música e a visualidade cênica, além de projetos como oficinas, palestras, seminários, pesquisas, projetos de extensão, rodas cantadas, ensaios …

Quais são os instrumentos musicais usados pelo grupo Arraial do Pavulagem?

Os músicos são percussionistas que se aprimoraram em diversos instrumentos, como banjo, alfaia, maracas, onças, cocos caxixis e cujas habilidades são apresentadas ao longo das canções.

Quais elementos da cultura popular são retratados na canção do Arraial do Pavulagem explique?

Santos da época, cavalinhos e os tradicionais “cabeções”, além de adereços relativos à festa junina e às bandeiras fazem parte dos grupos do arrastão, valorizando os ritmos da terra e a cultura amazônica.