Quem é o dono da ITA transportes aéreos?
Grupo Itapemirim
A Itapemirim Transportes Aéreos ou simplesmente ITA, é uma companhia aérea brasileira, pertencente ao Grupo Itapemirim e que está com suas atividades suspensas desde o dia 17 de dezembro de 2021, por ato administrativo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Porque ITA parou de voar?
Segundo ele, a Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) não tem problemas de caixa e parou de voar porque os funcionários do check-in, todos terceirizados, abandonaram seus postos de trabalho, sem deixar a empresa com tempo hábil para contratar novos agentes.
Onde estão os aviões da ITA?
Neste caso, a própria ITA, por seus pilotos, está levando os aviões até os Estados Unidos”. A empresa, cuja frota era composta por sete jatos, destacou ainda que, “tão longo estejam prontas, essas aeronaves retornarão ao Brasil para operar o serviço oferecido pela ITA”.
Quanto tempo durou a ITA?
O gerente de outorgas da Anac, Sérgio Leitão, disse que a agência só verifica a regularidade fiscal da empresa que presta serviços no setor aéreo. Ele explicou que o processo de certificação operacional da Ita durou um ano e foi bastante criterioso.
Qual empresa a Itapemirim comprou?
aérea Passaredo
Em 2017, a Itapemirim anunciou a compra da companhia aérea Passaredo, que passava por um processo de recuperação havia anos. Em agosto daquele ano, porém, a Justiça decretou o fim da recuperação judicial da Passaredo, e a empresa voltou atrás na negociação com a Itapemirim.
Quantos aviões a Itapemirim comprou?
realidade. A Itapemirim tem sete aviões em sua frota e chegou a operar em 14 aeroportos. Bem menos do que projetado quando a empresa foi anunciada. O plano era chegar a 35 destinos e 50 aviões incorporados até junho de 2022.
O que houve com a ITA aviação?
Horas depois, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foi quem suspendeu o Certificado de Operador Aéreo da ITA. Sem o documento, a empresa não poderá voltar a voar, afetando ao menos 40 mil clientes que tinham passagens para os 514 voos programados até 31 de dezembro.
O que aconteceu com a ITA aviação?
Horas depois, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foi quem suspendeu o Certificado de Operador Aéreo da ITA. Sem o documento, a empresa não poderá voltar a voar, afetando ao menos 40 mil clientes que tinham passagens para os 514 voos programados até 31 de dezembro.
O que houve com a companhia aérea Itapemirim?
A Itapemirim Transportes Aéreos foi criada com a formação da sociedade entre a Viação Itapemirim (em recuperação judicial) e o empresário Sidnei Piva. Em meio à preocupação relativa à recuperação judicial, em 2020, credores questionaram a decisão do dono do grupo em criar uma empresa aérea.
Quando a ITA começou a voar?
A Anac só divulgou o documento até o primeiro semestre, período em que a companhia aérea não estava totalmente em operação. A ITA realizou seu voo inaugural no dia 29 de junho.
Quanto tempo tem a Itapemirim Aérea?
Esse é mais um capítulo de uma empresa nascida em meio a polêmicas. Em meio à pior crise do setor aéreo gerada pela covid-19, o grupo Itapemirim anunciou, em meados de 2020, que pretendia lançar sua companhia aérea. O grupo começou a atuar no transporte de passageiros na década de 1950, por ônibus.
Quais são as empresas do Grupo Itapemirim?
A Viação Itapemirim é de propriedade de um grupo homônimo, sendo formado por empresas que atuam em diversos setores, como:
- Viação Itapemirim S/A.
- ITA Transportes Aéreos.
- Viação Caiçara S/A – posteriormente rebatizada de Kaissara (empresa rodoviária que opera linhas curtas)
- Rede Flecha (Hotelaria e Alimentação)
Quantos aviões têm a Itapemirim hoje?
Hoje a Itapemirim tem sete aviões na sua frota e chegou a operar em 14 aeroportos. Essa realidade é bem menor do que a previsão feita pela empresa há alguns meses. Antes de sua estreia, a companhia anunciou que tinha planos para chegar a 35 destinos e ter 50 aviões até junho de 2022.
Quais aviões a Itapemirim tem?
A frota da novata do mercado brasileiro, composta por seis aeronaves do modelo Airbus A320 e um Airbus A319, ficará no chão por tempo indeterminado.
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