Qual é o nome da doença do sono?

Qual o nome da da doença do sono?

A Doença do Sono, ou Tripanossomíase Humana Africana, é uma infecção parasitária causada pelo Trypanosoma brucei e é transmitida pela picada da mosca tsé-tsé. A doença atinge áreas rurais de 36 países da África Subsaariana e não ocorre no Brasil, mas pode afetar pessoas que visitam estes países.

Tem alguma doença do sono?

Geralmente conhecida como doença do sono, a Tripanossomíase Humana Africana é uma infecção parasitária transmitida por moscas tsé-tsé. Essas moscas podem ser encontradas em 36 países da África subsaariana, colocando em risco cerca de 60 milhões de pessoas.

Quais os sintomas da tripanossomíase?

A tripanossomíase africana é uma infecção causada por protozoários do gênero Trypanosoma brucei, transmitida pela picada da mosca tsé-tsé. Sintomas incluem lesões de pele características, febre intermitente, cefaleia, calafrios, edema transitório, linfadenopatia generalizada e meningoencefalite frequentemente fatal.

O que é cataplexia e narcolepsia?

A narcolepsia com cataplexia é uma patologia do sono caracterizada por sonolência excessiva durante o dia com sono incontrolável e cataplexia (perda do tónus muscular frequentemente desencadeada por emoções agradáveis).

Quais os sintomas de sono?

Quais são os sintomas da sonolência?

  • sono excessivo;
  • paralisia do sono: dificuldade de movimentar o corpo ao despertar do sono;
  • alucinações no início do sono;
  • cataplexia: perda súbita da força muscular, sem perda da consciência.
  • ansiedade;
  • depressão.

O que é uma Parassonia?

Parassonias são comportamentos episódicos, não desejáveis ou desagradáveis que ocorrem no início do sono, durante o sono ou no despertar. Podem ocorrer nos momentos de transição do sono e vigília, durante o período de sono REM ou NREM.

Como detectar se tem a doença do sono?

O diagnóstico da Doença do sono é feito por meio de exame de sangue e também da análise do líquido presente na medula espinhal do paciente, coletado por meio da coluna lombar.

Quais as causas de dormir demais?

7 causas de muito sono

  1. Falta crônica de sono. Um dos motivos mais comuns para a sonolência excessiva é a falta de sono crônica. …
  2. Hábitos de vida inadequados. …
  3. Presença de doenças. …
  4. Uso de medicamentos. …
  5. Apneia do sono. …
  6. Hipersonia idiopática. …
  7. Narcolepsia.

30 de abr. de 2021

O que é cataplexia sintomas?

Potenciais sinais e sintomas da cataplexia Fraqueza súbita nos músculos da face. Fraqueza nos joelhos (que se curvam) Dificuldade súbita na fala. Problemas de visão (a pessoa vê desfocado ou a dobrar)

O que pode causar narcolepsia?

Ainda não se sabe exatamente quais são as causas da narcolepsia, sendo que são apontados como possíveis causadores da condição um desequilíbrio nas substâncias químicas do cérebro, fatores genéticos e até mesmo a baixa produção de hipocretina, uma substância responsável por nos manter acordados durante o dia.

O que faz a pessoa sentir muito sono?

O cansaço excessivo geralmente indica falta de tempo para descansar, mas também pode ser um sinal de algumas doenças como anemia, diabetes, alterações da tireoide ou até mesmo depressão. Normalmente, nos casos de doença a pessoa sente-se cansada e sem forças, mesmo após ter uma noite de descanso.

O que é que provoca o sono?

As causas mais comuns de sonolência diurna excessiva são privação do sono, apneia obstrutiva do sono e medicamentos sedativos. Outras causas potenciais de sonolência diurna excessiva incluem certas condições médicas, psiquiátricas e distúrbios do sono, como a narcolepsia.

O que causa parassonia?

Esta parassonia pode ser causada por fatores genéticos, neurológicos ou respiratórios, como ronco e apneia do sono, ou estar relacionado com fatores psicológicos, como estresse ou ansiedade.

Como tratar a parassonia do sono?

Indica-se tratamento se a parassonia causar lesão ao paciente ou companheiro, ou se o sono for perturbado significativamente. O tratamento depende do tipo de parassonia e inclui tranquilização, modificação do ambiente de sono, terapia cognitiva e farmacoterapia.