Que for correto sobre as culturas erudita e popular?
2. (Uem 2012) Assinale o que for correto sobre as culturas erudita e popular. ( ) Cultura popular pode ser definida como sinônimo de cultura do povo, ou seja, uma prática própria de grupos subalternos da sociedade. … ( ) Os produtores das culturas erudita e popular gozam de prestígio semelhante na sociedade.
O que é cultura erudita e cultura popular?
A diferença entre cultura erudita e popular é que, na erudita, você tem quase que necessariamente um estudo, um aprofundamento, um conhecimento mais rebuscado”, explica o professor. Já a cultura popular aparece associada ao senso comum, ou seja, ao conhecimento do povo, espontâneo, e não ao conhecimento científico.
Qual é a diferença entre cultura popular e cultura erudita?
A cultura popular e erudita são produzidas respectivamente pelas classes populares e de elite. Já a cultura de massa é produzida para as massas, e não pelas massas (pessoas).
É exemplo de cultura erudita?
A cultura erudita distingue socialmente uma elite intelectual de outros grupos dentro de um mesmo povo. É disseminada por instituições formais de conhecimento, como as universidades, os museus, os conservatórios. Alguns exemplos dela são a música clássica, a literatura de cunho universal, o balé etc.
O que é a cultura popular?
Cultura popular é uma expressão que caracteriza um conjunto de elementos culturais específicos da sociedade de uma nação ou região. … A cultura popular é influenciada pelas crenças do povo em questão e é formada graças ao contato entre indivíduos de certas regiões.
Qual a diferença entre a arte popular e erudita?
A arte erudita é encontrada em grandes museus e galerias e possuem um valor artístico e qualidade estética. A arte popular é aquela feita pelo povo e para o povo.
O que é cultura popular e exemplos?
A cultura popular representa um conjunto de saberes determinados pela interação dos indivíduos. Ela reúne elementos e tradições culturais que estão associados à linguagem popular e oral. Assim, a cultura popular inclui o folclore, o artesanato, as músicas, as danças, as festas, dentre outros.
Quais são as diferenças entre cultura popular e cultura erudita de exemplos das duas?
Um exemplo são as festas populares em que determinadas funções passam de pai para filho ou de mãe para filha. Já a cultura erudita trata-se de uma manifestação cultural ou artística que foi gerada após estudos prévios e que somente indivíduos especializados podem exercê-la.
O que é cultura popular explique?
O que é Cultura popular: Muitas vezes classificada como cultura tradicional ou cultura de massas, a cultura popular é um conjunto de manifestações criadas por um grupo de pessoas que têm uma participação ativa nelas.
São considerados como eruditos?
Erudito e Popular Cultura erudita é aquela para pessoas com alto nível de instrução, que possuem muito estudo, uma formação específica sobre um determinado assunto, em especial sobre história da arte, movimentos históricos etc.
Quem são os artistas eruditos?
➢ Entre alguns artistas que são homenageados com o seu nome na história cultural de um povo podemos citar: Sandro Botticelli, Leonardo da Vinci , Michelangelo, Salvador Dalli , Pablo Picasso , Cândido Portinari , Di Cavalcanti , Tarsila do Amaral entre outros .
Quais são as culturas populares?
Exemplos de cultura popular brasileira: – Exemplos de manifestações da cultura popular: carnaval, danças e festas folclóricas, literatura de cordel, provérbios, samba, frevo, capoeira, artesanato, cantigas de roda, contos e fábulas, lendas urbanas, superstições, etc.
Quais são os exemplos de cultura popular?
No Brasil, podemos pegar como exemplos de cultura popular a literatura de cordel; a música sertaneja de raiz; o samba; o maracatu; as festas populares, como o frevo, o Círio de Nazaré, o Festival de Parintins e a Folia de Reis; as cantigas; a mitologia indígena; e tantas outras expressões artísticas e culturais …
O que é a arte popular?
Arte Popular é a atribuição que se dá a produções artísticas (pintura, literatura, escultura etc.) com relevante valor, de pessoas que nunca se especializaram em arte, de fato, frequentando escolas etc.
Comentários