Qual o significado do termo teosofia?
A teosofia pretende ser a própria sabedoria divina, como o mostra o étimo grego, pelo qual podemos decompor a palavra em duas: Deus e sabedoria. … Henry Corbin descobriu este mesmo termo na filosofia iraniana, assunto sobre o qual se debruçou toda a sua vida.
Como a teosofia vê a Deus?
O que é Deus – A visão de um Mestre de Sabedoria – afirma a existência de Deus como uma entidade distinta do universo que dificilmente pode ser provada, mas reconhece níveis diferentes de evolução entre os seres, numa escada graduada que se ergue a alturas insondáveis.
Qual o símbolo da teosofia?
O selo ou brasão da Sociedade Teosófica, com os triângulos enlaçados, a serpente, a Suástica e o Ankh, ilustra simbolicamente e resume os pontos centrais da Teosofia, aludindo, entre outros conceitos, à Trindade, à Unidade de toda a vida, a dualidade Espírito-Matéria, a permanência e imortalidade da vida e a evolução …
Quem criou a teosofia?
Helena Blavatsky
Já Helena Blavatsky fundou, em 1875, a chamada Sociedade teosófica, que apresentavam uma nova teosofia, desta vez por uma mistura de diversas crenças orientais, supostamente fundamentadas em uma inspiração direta por Deus, que envolvem o campo da filosofia mas que, ao mesmo tempo, vão além dele.
Quais os princípios da teosofia?
A constituição setenária segundo a Teosofia Um princípio, para a Teosofia, é um começo, um fundamento, uma fonte e uma essência de onde as coisas procedem. Princípios são assim as essências fundamentais das coisas. Estes princípios, tanto no Homem quanto na natureza, são teosoficamente enumerados como sete.
O que é Teosofica?
substantivo masculino [Religião] Pessoa que estuda, pratica e/ou segue o teosofismo; teosofista. Etimologia (origem da palavra teósofo).
O que é Antroposofia significado?
A Antroposofia é uma filosofia espiritual, desenvolvida por Rudolf Steiner (1861-1925) no final do século XIX e início do século XX. É apresentada como um método de conhecimento da natureza do ser humano e do universo, um caminho em busca da verdade para o oabismo que separa históricamente a fé da ciência.
Qual a filosofia de Helena Blavatsky?
Estabelecida nos Estados Unidos, Helena Blavatsky uniu-se a um amigo de trabalho, Henry Olcott, para fundar sua mais famosa obra, a Sociedade Teosófica, em 1875, com o objetivo de fundar um núcleo de fraternidade humana sem distinção de crença, de raça, de sexo, de casta ou de cor.
Quais são os princípios de um homem?
Caráter são princípios que cultivamos para tomar decisões nas escolhas da vida. O homem precisa viver por princípios e não por sentimentos e emoções, pois as decisões decidem as circunstâncias. Os bons princípios ajudam nas decisões afinal as escolhas que vão determinar o sucesso ou fracasso em qualquer situação.
Qual o princípio do homem?
Um princípio, para a Teosofia, é um começo, um fundamento, uma fonte e uma essência de onde as coisas procedem. Princípios são assim as essências fundamentais das coisas. … Estas Mônadas são a Essência Imortal do Homem. O Atman, com o objetivo de individualizar-se, emana de si um princípio mais denso chamado Budhi.
O que significa teósofo?
Aquele que ensina ou pratica as teorias teosóficas.
Como funciona a Antroposofia?
Os medicamentos antroposóficos são dinamizados, ou seja, passam por processos que os diluem e agitam diversas vezes, chegando a concentrações muito discretas da substância que possui o princípio ativo. O intuito é despertar o potencial curativo, que fica naturalmente entorpecido na pessoa.
Qual o objetivo da Antroposofia?
Steiner definiu a antroposofia como “um caminho de conhecimento para guiar o espiritual do ser humano ao espiritual do universo.” O objetivo do antropósofo é tornar-se “mais humano”, ao aumentar sua consciência e deliberar sobre seus pensamentos e ações; ou seja, tornar-se um ser “espiritualmente livre”.
Quais eram os poderes de Helena Blavatsky?
Blavatsky afirmava ter poderes mediúnicos, através dos quais recebia a verdadeira doutrina de mestres ocultos nas montanhas do Tibete. A Teosofia proposta por aquela Sociedade pretendia dar um conhecimento direto de Deus ao homem, garantido – para quem seguisse as suas doutrinas – pelo facto de Deus ser imanente.
Comentários