O que conta a história Meu Pé de Laranja Lima?

Que história O Meu Pé de Laranja Lima nos conta?

O meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos, conta as aventuras de Zezé, menino travesso que tem por melhor amigo um pé de laranja lima, a pequena árvore do quintal de sua casa. Nascido em uma família numerosa, Zezé é um garoto sensível e inteligente, que conquista os adultos pela generosidade e perspicácia.

Qual a moral do livro Meu Pé de Laranja Lima?

Em verdade, “Meu pé de laranja lima” é uma reflexão literária sobre o caráter transformador do afeto, sua importância e os riscos de sua ausência para o bom desenvolvimento da criança.

O que significa Meu Pé de Laranja Lima?

Na história de O Meu Pé de Laranja Lima (1968), escrita por José Mauro de Vasconcelos, Zezé, o protagonista, é uma criança que precisou crescer cedo demais. Uma das caracterizações mais utilizadas para descrevê-lo é o estado “precoce” de sua mente.

Qual o gosto da laranja lima Segundo o livro?

Ela possui um gosto suave e adocicado. 02 – Na sua opinião porque ela é chamada de laranja lima?

Por que o pé de laranja lima foi cortado?

Zezé ficou desolado, mas ninguém de sua família entendia aquela tristeza, pois não sabiam da grande ligação que ele tinha com o português. Ao passar do tempo, os pais de Zezé o chamam e lhe dão a notícia de que o pé de laranja lima deveria ser cortado pois estava muito grande.

Como Zezé aprendeu a ler Meu Pé de Laranja Lima?

O menino queria ser escritor e, surpreendentemente, aprendeu a ler sozinho, fato que nem mesmo ele sabia como. Seu tio Edmundo ensinava ao garoto, quando possível, palavras difíceis e incomuns as quais ele admirava e decorava, tanto quanto à escrita quanto ao seu significado.

Qual é o clímax do Meu Pé de Laranja Lima?

1 resposta(s) Lá, Zezé conheceu seu amigo que a partir dali seria um grande companheiro: o pé de laranja lima. Ao longo do tempo, Zezé foi cuidando da árvore e ela crescia cada vez mais e ficava cada vez mais linda.

Para que idade é o livro Meu Pé de Laranja Lima?

Ficha Técnica

Código 1233266299
Palavras-chave literatura, Amizade, Emoções (amor, medo, ciúme), Infância
Thema Ficção infantil / para adolescentes: ficção geral, Crianças / adolescentes: tópicos pessoais e/ou sociais, Ficção infantil / para adolescentes: ficção científica
Idade recomendada A partir dos 11 anos

Como o portuga morreu?

O Portuga tratava Zezé como filho e dava toda a paciência e afeto que o garoto não recebia em casa. A amizade entre os dois não era partilhada com o resto da família. Por uma fatalidade do destino, o Portuga é atropelado e morre.

Como o menino Zezé aprendeu a ler?

O menino queria ser escritor e, surpreendentemente, aprendeu a ler sozinho, fato que nem mesmo ele sabia como. Seu tio Edmundo ensinava ao garoto, quando possível, palavras difíceis e incomuns as quais ele admirava e decorava, tanto quanto à escrita quanto ao seu significado.

Qual a importância do pé de laranja lima para o personagem Zezé?

Através da obra o Meu Pé de Laranja Lima, pode-se identificar a importância da família no desenvolvimento humano de Zezé, principalmente nas passagens que relatam o afeto e carinho de sua irmã Glória (Godoia), que não gostava que batessem tanto em Zezé e que sempre compreendia suas travessuras de criança.

Qual é o gênero textual do texto Meu Pé de Laranja Lima?

romance infantojuvenil
Meu Pé de Laranja Lima ou O Meu Pé de Laranja Lima é um romance infantojuvenil, escrito por José Mauro de Vasconcelos e publicado em 1968.

Em que ano se passa Meu Pé de Laranja Lima?

Muitas gerações já se emocionaram com Zezé, o garotinho de seis anos de idade, muito sapeca, inteligente e cheio de imaginação, retratado por José Mauro de Vasconcelos no livro. E ele continua a encantar os leitores, embora toda a história se passe na longínqua década de 1920.

Quem é o personagem principal do livro Meu Pé de Laranja Lima?

Zezé
Este livro retrata a história de um menino de seis anos chamado Zezé, que pertencia a uma família muito pobre e numerosa. Sua mãe trabalhava numa fábrica e o pai estava desempregado.