Qual tema do conto A Causa Secreta?
O conto “A Causa Secreta” relata a crueldade da personagem Fortunato, que sente prazer na observação do sofrimento alheio. A crueldade de Fortunato é extensiva a animais e pessoas. Numa casa de saúde, onde é sócio de Garcia, ele observa e lida com os feridos.
Qual o foco narrativo de A Causa Secreta?
Em “A causa secreta“, essa cumplicidade está no olhar encerrado de Fortunato nos olhos de Garcia, apresentado no conto através de um foco narrativo em terceira pessoa, chamado por Dixon de “terceira pessoa limitada”.
Quando se passa a causa secreta?
Secretas as causas, causais os segredos, a trama se passa na abertura da década de 1860. Num primeiro momento, Garcia ainda estuda medicina, mora num prédio simples, da rua de D. Manoel, no Rio de Janeiro. Uma noite, depara com a chegada ao prédio de um homem de aparência enigmática.
Quem era Fortunato A causa secreta?
Fortunato Gomes da Silveira, personagem do conto A Causa Secreta é um capitalista declarado, que revela ao leitor características psicológicas peculiares. A atmosfera martirizante a outras pessoas proporciona lhe prazer, como foi exposto anteriormente.
O que leva o personagem principal a matar Fortunato?
Revoltado em relação a muitas injúrias, e a uma em especial, Montresor planeja matar Fortunato durante o carnaval, quando Fortunato estiver bêbado e usando uma roupa de bobo da corte. … Montresor oferece vinho (primeiro Médoc, depois De Grave) a Fortunato, com o objetivo de deixá-lo bêbado.
Qual o tipo de narrador do conto A Causa Secreta?
A ação narrativa está centrada na figura de Fortunato, um burguês do Rio de Janeiro, da segunda metade do século XIX, que assume a função de auxiliar de enfermagem. Envolto em uma “causa secreta”, o sadismo, Fortunato é alvo do escrutínio de um narrador heterodiegético e onisciente.
O que é o foco narrativo?
O foco narrativo se define pela perspectiva por meio da qual esse narrador opta para relatar os acontecimentos inerentes ao enredo. Ele participará da história, será ele um mero espectador, enfim, como tudo isso decorrerá?
Qual é a classificação do texto A causa secreta?
A Causa Secreta é um dos mais intrigantes contos da obra do escritor Machado de Assis. … Esse conto pode ser considerado um representante de vários tipos de literatura, a saber: de suspense, sádica e até mesmo de horror.
Qual o tipo de narrador do conto A causa secreta?
A ação narrativa está centrada na figura de Fortunato, um burguês do Rio de Janeiro, da segunda metade do século XIX, que assume a função de auxiliar de enfermagem. Envolto em uma “causa secreta”, o sadismo, Fortunato é alvo do escrutínio de um narrador heterodiegético e onisciente.
Quais são os personagens do conto A Causa Secreta?
A narrativa começa detalhando as características pessoais das três personagens principais: uma calma (Fortunato), outra intrigada (Garcia) e uma tensa (Maria Luísa).
Como surgiu a amizade entre Garcia e Fortunato?
Passado um tempo, Garcia já formado, se encontra com Fortunato, que havia se casado, e convida Garcia a um jantar em sua casa para conhecer sua esposa Maria Luísa. Durante o jantar, Fortunato convidou Garcia para que tornasse a sua casa uma casa de saúde, e Garcia aceitou.
Por que Montresor buscou vingança contra Fortunato?
Essa falta de refinamento não teria impedido Fortunato de ultrapassar Montresor quanto ao status social, o que poderia ser o “insulto” de Fortunato. Há indicação de que Montresor culpa Fortunato por sua infelicidade e falta de respeito da sociedade.
Como Montresor convenceu Fortunato a ir para sua casa?
Montresor tem de manipular Fortunato para que ele caia na armadilha preparada. A manipulação é feita por provocação, pois o manipulador usa de seu saber para colocá-lo em situação de escolha forçada. No conto, Montresor persuade Fortunato a ir à sua casa, levando-o a crer que ele é um excelente conhecedor de vinhos.
O que é narrador onisciente neutro?
O narrador onisciente neutro é um narrador observador – isto é, não participa da história como personagem e tem conhecimento ilimitado sobre os personagens. Com esse tipo de narrador, nós, leitores, sabemos tudo o que se passa na cabeça dos personagens.
Comentários