Qual tipo de osso da patela?
A patela é um osso tipo sesamóide (que fica no meio de um conjunto tendinoso), com formato triangular, e localizado na frente do joelho. Possui no pólo superior a inserção da musculatura anterior da coxa (Quadríceps) e no pólo distal a origem do Ligamento Patelar.
O que é a patela?
A patela, antigamente conhecida como rótula, é o osso da frente do joelho, responsável pela transmissão da força da musculatura da coxa. Em algumas situações, esse osso pode se deslocar para fora de seu local normal, a chamada luxação da patela.
Qual a classificação morfológica da patela?
Logo, a clas. morfológica da patela é chamado osso curto, localizado na parte anterior do joelho com a função de proteger as articulações sinovias. … Sua face anterior é convexa e sua face posterior apresenta uma área articular lisa e oval.
Como é formada a patela?
A patela é um osso com formato triangular, com uma base proximal curva e um ápice distal. Sua superfície articular é formada pelas facetas medial e lateral, que são superfícies articulares côncavas cobertas por uma espessa camada de cartilagem hialina e separadas por uma linha vertical elevada.
Porque a patela é considerado um osso curto?
Ossos curtos São ossos formados por tecido esponjoso, cuja superfície possui um fino revestimento de tecido compacto. O formato desses ossos é parecido com um cubo, já que comprimento, altura e largura são praticamente iguais.
Qual a diferença entre patela e rótula?
Antigamente, a patela era chamada de rótula, que significa “rodinha” em latim. E, justamente, a patela é aquele osso arredondado que fica na frente do joelho. A patela normalmente fica encaixada no fêmur, numa região que chamamos de tróclea.
Onde fica localizado patela?
Anatomia Do Joelho Em seu interior, há a patela, o osso que também é chamado de rótula e fica na parte mais anterior do joelho e se articula com o fêmur, o osso da perna, por meio da articulação patelofemoral.
Porque a patela sai do lugar?
Em geral, isso acontece devido ao fato da patela ao luxar levar consigo fragmentos de cartilagem da estrutura lateral de seu trilho conhecido como tróclea. A esta lesão, chamamos de lesão condral ou lesão osteocondral aguda com corpo livre intra-articular.
O que é patela tipo 2?
A patela tipo II é apenas uma classificação morfológica da patela. Não quer dizer que há algo errado. Ao referir-se a patela 2 de Wiberg , estamos apenas indicando o tipo de patela, não se tratando , em princípio de doença alguma.
Que tipo de movimento à patela permite?
Além de proteger a região anterior da articulação do joelho, a patela tem a função de facilitar a extensão do joelho e aumentar o braço de alavanca do quadríceps, atuando como uma roldana e resultando em maior força no movimento de extensão.
Quando se forma à patela?
A patela está ossificada a partir de um único centro, que geralmente faz a sua aparição no segundo ou terceiro ano, mas pode ser adiado até o sexto ano.
Quantas partes se divide a patela?
A patela é um osso pequeno e triangular e se localiza na parte da frente do joelho. É dividida em duas partes: a base que é mais larga e fica na parte superior e o ápice – estrutura pontiaguda que compõe a parte inferior da patela.
O que é um osso curto?
– Ossos curtos: todas as dimensões (comprimento, largura e espessura) são equivalentes. Entre seus exemplos, estão o tarso e o carpo. – Ossos planos ou laminares: possuem fina espessura e comprimento e largura equivalentes. Como exemplo, podemos citar os ossos do crânio.
Quais são os ossos curtos do corpo humano?
Os ossos curtos apresentam comprimento, largura e espessura quase iguais. Exemplos: a patela, antigamente conhecida como “rótula” (osso do joelho), os ossos do carpo (alguns dos ossos da mão) e do tarso (alguns dos ossos do pé). Os ossos chatos são relativamente finos e achatados.
Comentários