Qual é o objetivo do EJA?

Qual um dos principais objetivos da EJA?

A EJA foi instituída pelo Governo Federal com o principal objetivo promover a inclusão social e o acesso de jovens e adultos à educação.

Qual o foco do EJA?

A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino da rede pública no Brasil, com o objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade, para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade.

Qual o papel da EJA?

A função social da EJA deve possibilitar o envolvimento dos educandos jovens, adultos e idosos nas práticas escolares, garantindo-lhes o acesso aos saberes em suas diferentes linguagens, intimamente articulado com suas necessidades, expectativas e trajetórias de vida, portanto, a escola deve superar o ensino de caráter …

O que o EJA proporciona?

O ingresso de jovens e adultos com deficiência na EJA lhes confere certo grau de dignidade, pois os qualifica para o mercado de trabalho, cria oportunidades de convívio com um grupo social e proporciona a base curricular escolar, além da certificação necessária para investir em etapas superiores da educação.

Quais os objetivos das Diretrizes Curriculares Nacionais para o EJA?

As diretrizes curriculares visam preservar a questão da autonomia da escola e da proposta pedagógica, incentivando as instituições a montar seu currículo, recortando, dentro das áreas de conhecimento, os conteúdos que lhe convêm para a formação daquelas competências explícitas nas DCNs.

Quais as reais necessidades de aprendizagem dos alunos da EJA?

O aluno da EJA precisa ter possibilidades de se inserir no universo do mundo letrado, onde o aluno se sinta realizado. Contudo isso o educador deve entrar numa concepção de ensino que, valorize esse aluno, fazendo-o sentir-se valorizado, capaz de aprender, de até ensinar.

O que é EJA e qual sua importância?

O EJA é uma modalidade de ensino criada pelo governo federal pela Lei de Diretrizes Básicas e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96). Ela tem o intuito de dar acesso à educação para jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou ensino médio.

Qual a importância do EJA para a inclusão?

A EJA é considerada uma modalidade de ensino de extrema importância, pois um dos seus pontos instiga o resgate de pessoas marginalizadas no mercado de trabalho devido a sua falta na sala de aula na idade regular.

Qual é o papel da EJA no Brasil conexão?

O EJA tem como objetivo tentar ou corrigir algumas questões sociais como exclusão e exploração, entre outras que geram consequências maiores, como a perigosa marginalização. A história da EJA no Brasil está muito ligada a Paulo Freire.

Qual a importância do EJA para a sociedade?

A EJA almeja, também, desenvolver novas habilidades, formar cidadãos críticos, questionadores e conhecedores de seus direitos e deveres, além de um sujeito pleno e apto para exercer seu papel na sociedade.

Quais são as diretrizes curriculares do EJA?

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA abrangem os processos formativos da Educação de Jovens e Adultos como uma das modalidades da Educação Básica nas etapas dos ensinos fundamental e médio, nos termos da LDBEN 9394/96.

O que diz a LDB em relação a EJA?

A EJA na LDB 9.394/96 Diz o artigo 37: “A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou oportunidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria”. Essa definição da EJA, nos esclarece o potencial de educação inclusiva e compensatória que essa modalidade de ensino possui.

Quais as maiores dificuldades de aprendizagem do aluno EJA?

A partir de leituras e análises foi possível perceber que as dificuldades apontadas pelos educadores são comuns na EJA tais como desinteresse, desestimulo, cansaço. Acredita-se que trabalhar com essa modalidade de ensino é realmente muito difícil, não apenas pela falta de interesse/estimulo do educando como por…

Como trabalhar com alunos do EJA que apresentam dificuldades de aprendizagem?

Oriento os professores para que registrem o trabalho que desenvolvem, nesses momentos, com a criança. Chamamos de “Caderno de Intervenção Pontual” e, nele, são registrados: data, conteúdo, atividade desenvolvida e breve reflexão escrita do que percebe quando o aluno está fazendo a atividade.