Quem fez Capitu na Globo?

Quem interpretou Capitu?

Letícia Persiles
Letícia Persiles interpreta protagonista da minissérie “Capitu”

Por que Capitu traiu?

Um dos motivos mais fortes que levaram Bentinho a se afastar de Capitu foi o fato de ele achar que seu filho, Ezequiel, fosse, na verdade, filho de seu amigo, Escobar, em virtude de uma semelhança na aparência e nos modos de agir.

Quem foi Capitu na literatura brasileira?

Maria Capitolina Santiago (Capitu, como é conhecida) é uma personagem do livro Dom Casmurro de Machado de Assis (1839-1908), publicado em 1899. Capitu é a personagem mais discutida, a mais famosa de Machado. O escritor deixa o leitor numa eterna dúvida sobre o adultério da esposa de Bentinho.

Como Capitu morreu?

O protagonista retorna sozinho ao Brasil e se torna, pouco a pouco, o amargo Dom Casmurro. Capitu morre no exterior e Ezequiel tenta reatar relações com ele, mas a semelhança extrema com Escobar faz com que Bento Santiago o rejeite novamente.

O que significa ter olhos de ressaca?

Olhos que arrasta tudo para dentro de si. Exemplo de uso da palavra Olhos de ressaca: “José Dias dera deles, olhos de cigana oblíqua e dissimulada”.

Como é a personalidade de Capitu?

Inteligente, prática, de personalidade forte e marcante (ela era muito mais mulher do que Bentinho, homem), Capitu acaba se tomando a dona do romance: forma, inicialmente, com o narrador, um “duo terníssimo” e, depois, possa a constituir o centro do drama do protagonista masculino, com a entrada em cena de Escobar (“ …

Por que não se pode afirmar que Capitu traiu Bentinho?

Ela, indignada, diz que a semelhança é casual. Ou seja, reconhece a semelhança. Mas Bentinho continua em dúvida, por não ter prova cabal”. Ante a capacidade manipuladora do narrador, Bentinho, e de Machado de Assis, Daniel Piza conclui: “Não podemos afirmar com certeza que Capitutraiu Bentinho com Escobar.

Como Capitu traiu Bentinho?

Em seu recém-lançado “Código Machado de Assis: Migalhas jurídicas”, Matos aponta uma “prova cabal” que não teria sido levada em consideração pelos estudiosos. Trata-se de uma suposta “senha” jurídica que Machado de Assis deixou em um capítulo de “Dom Casmurro”, trazendo a confirmação tácita de que, sim, Capitu traiu.

Como é descrita Capitu?

Amiga de Santiago desde a infância, Capitu é descrita, ao longo de todo o romance, como uma mulher inteligente e alegre, apaixonada e determinada. Logo no início do namoro, podemos ver como a menina fazia planos para tentar livrar Bentinho do seminário, chegando a propor mentiras e até chantagem.

Por que Capitu não traiu?

2. Apesar da enorme desconfiança de Bentinho, pode-se dizer que Capitu não o traiu pelo fato de ter a esposa que tem a personalidade mais forte entre todas. Além disso, Capitu era extremamente apaixonada por Bentinho, o que confirma a quase certeza de que ela não o traiu, pois ela o considerava o amor de sua vida.

O que acontece com a Capitu?

Na reta final de Laços de Família, Capitu acaba cedendo às investidas de Orlando (Henri Pagnoncelli) e aceita se casar com o magnata. Ele garante que dará boa vida à amante e chega a comprar um apartamento para ela. Só que Maurinho (Luiz Nicolau) não sai da cola da ex-namorada, ameaçando sua vida.

Por que a mãe de Dom Casmurro queria que ele fosse padre?

A Idéia que Escobar teve foi levar a promessa ao pé da letra “Se Tiver um filho, farei um padre“, na promessa diz que “fará um padre“, não especificando que seria seu filho. Esse argumento serviu para a mae de bentinho, que adotou um órfão para fazer dele um padre.

Porque Capitu tinha olhos de cigana oblíqua e dissimulada?

Capitu é misteriosa como o mar e dissimula como a vaga do mar. Assim, seu olhar de acordo com o narrador, dissimulam porque querem dissimular o seu ser, e Bento é atormentado por esses olhares, que os cercam em todos os momentos.

Qual a figura de linguagem presente nesta afirmação Capitu tinha olhos de ressaca?

Nas palavras do próprio narrador de Dom Casmurro para explicar o efeito da metáfora: “[Os olhos] traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca”.