O que são lesões na substância branca Periventricular?

O que quer dizer substância branca Periventricular?

Doença da substância branca é uma desordem progressiva causada por um declínio em uma parte dos nervos (substância branca) que conectam diferentes áreas do cérebro entre si e que mandam informações para a medula. Esta desordem pode resultar em desequilíbrio e falta de mobilidade em idades avançadas.

O que quer dizer Periventricular?

[ Anatomia, Medicina ] Que ocorre ou se localiza à volta de um ventrículo (ex.: lesão da substância branca periventricular; calcificações de distribuição periventricular).

O que pode ser substância branca no cérebro?

Gliose ou microangiopatia são os termos usados para descrever as pequenas manchas brancas na substância branca do nosso cérebro, que podem ocorrer em alguns indivíduos, sobretudo naqueles com histórico de doenças crônicas, como doença renal, hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, ou aqueles que tenham sido …

O que significa Hipoatenuação da substância branca Periventricular?

significa edema transependimário. coerente com alargamento de sulcos e dilataçao do sistema ventricular.

Quais os efeitos das doenças neurodegenerativas no axónio?

As doenças neurodegenerativas causam degeneração em diferentes regiões do Sistema Nervoso, em algumas, por exemplo, ocorre degeneração em uma parte do encéfalo, enquanto em outras é no cerebelo. Assim, os sintomas que cada doença irá apresentar depende principalmente da região do cérebro que ela afeta.

O que é Gliose e quais os sintomas?

Gliose ou microangiopatia são lesões na substância branca do cérebro, muito encontrada nos exames de Ressonância Magnética cerebral, principalmente nos pacientes mais idosos, diabéticos, tabagistas e dislipidemicos (distúrbio do colesterol e triglicerídeos). Decorre da obstrução de pequenos vasos por placas de ateroma.

O que a microangiopatia pode causar?

Em recente estudo, os sintomas mais relacionados com a microangiopatia cerebral foram declínio cognitivo progressivo (38,1%), apraxia de marcha (27,8%), sintomas e convulsões associados a acidente vascular cerebral (24,2%), sintomas de AIT (22%) e vertigem (17%).

Quem tem gliose pode aposentar?

Sim, porque é decorrente de lesão de aneurisma que foi tratado com sucesso. Somente a presença de gliose não é sinônimo de incapacidade laborativa.

Quais os sintomas de quem tem Gliose no cérebro?

Os pacientes podem evoluir com sintomas depressivos e ansiosos (crônicos), irritabilidade, intolerância, com algum grau de impulsividade. Em geral esses pacientes têm glioses na substância branca do lobo frontal em quantidade moderada a alta.

O que é Hipoatenuante na tomografia?

O que significa imagens hipoatenuantes no lobo esquerdo do abdômen, inespecíficos para tomografia se. Essa descrição pode se referir a qualquer imagem que fica mais escura na tomografia do fígado.

O que é Hipoatenuação?

Ausência de anormalidade crânio encéfalico.

O que são os axônios?

Axônios: são prolongamentos únicos especializado na condução de impulsos, que transmitem informações do neurônio para outras células (nervosas, musculares, glandulares). Normalmente existe apenas um único axônio em cada neurônio.

O que causa as doenças neurodegenerativas?

As doenças neurodegenerativas são condições muito debilitantes, ainda sem cura, que afetam pessoas de todas as idades e resultam da degeneração progressiva e/ou morte de neurónios – as células responsáveis pelas funções do sistema nervoso.

O que a gliose pode causar?

Isso porque essas situações favorecem a obstrução de maior quantidade de vasos, o que pode fazer com que sejam formadas mais cicatrizes, que acabam por se agregar e dar origem a alterações neurológicas, como alterações na linguagem e cognição, demência ou AVC isquêmico.