O que é o Complexo de Édipo?

O que é um complexo de Édipo?

Complexo de Édipo é uma fase do desenvolvimento psicossexual da criança do sexo masculino, que se caracteriza quando esta começa a sentir uma forte atração pela figura materna e se rivaliza com a figura paterna.

Como é o complexo de Édipo feminino?

Complexo de Édipo feminino Meninas também vivenciam o complexo de Édipo. Neste caso, o conceito se organiza a partir da associação da criança com a mãe e com o pai, onde ela enxerga semelhanças físicas com a genitora feminina e deseja o pai por ele ter o falo que lhe foi tirado.

O que é complexo de Édipo e Complexo de Electra?

O complexo de Electra é semelhante ao complexo de Édipo? Na sua base, o complexo de Electra e de Édipo são semelhantes. Enquanto o complexo de Electra acontece na menina em relação aos sentimentos de afeto pelo pai, o complexo de Édipo acontece no menino em relação à sua mãe.

Como identificar o Complexo de Édipo?

Como identificar o complexo de Édipo

  1. Sentimento de grande afeto à mãe;
  2. Sentimentos negativos em relação ao pai, podendo haver sentimento de ódio;
  3. Maior interesse pelo órgão sexual;
  4. Ciúme excessivo quando os pais estão juntos;
  5. Atitudes agressivas em relação ao pai, já que o enxerga como rival;

O que significa ser uma pessoa fálica?

adjetivo Que se refere ao falo; relativo ao órgão reprodutor masculino: símbolo fálico. Que se assemelha ao falo: peça fálica. Que idolatra o falo: culto fálico.

O que acontece quando o Complexo de Édipo e mal resolvido?

O Complexo de Édipo mal resolvido se inicia na fase fálica. O filho se sente ameaçado pelo pai na sua relação com a mãe, mas ao mesmo tempo entende que o pai é mais forte que ele. É quando aparece o Complexo de Castração. O menino acha que será castrado pelo pai por desejar a mãe.

O que é uma mãe edipiana?

Significado de Edipiano Psicanálise Complexo edipiano ou de Édipo, apego sexual que liga o filho ao pai ou à mãe (sempre ao sexo oposto). (Postulado pela psicanálise freudiana, esse complexo, tido como fundamental, é frequentemente utilizado para o diagnóstico de neuroses e recalques.).

O que significa a palavra Electra?

Electra, na mitologia grega, era filha de Agamemnon e Clitemnestra, irmã de Orestes, Crisótemis e Ifigênia. É a personagem principal de uma peça homónima de Sófocles e de outra por Eurípides, além da paródia de Ésquilo.

Porque as mães gostam mais dos filhos homens?

Os resultados mostraram que mães elogiaram mais as características particulares de seus filhos meninos, vendo-os como engraçados, ousados e brincalhões, enquanto desvalorizam atributos semelhantes nas suas filhas, referindo-se a elas como reclamonas ou mal-humoradas.

Como se caracteriza a pulsão?

Na psicanálise, a pulsão é a energia psíquica profunda que direcciona a acção até um fim, descarregando-se ao consegui-lo. O conceito refere-se a algo dinâmico que é influenciado pela experiência do sujeito. Isto diferencia a pulsão do instinto, que é congénito (herdado pela genética).

É percebido o Complexo de Édipo apenas no gênero masculino?

É percebido o Complexo de Édipo apenas no gênero masculino. O Complexo de Édipo envolve a relação mãe-filho, em nada influenciando as demais relações da criança. O Complexo de Édipo masculino vai ter seu término, concomitantemente com o términoda angústia de castração no menino.

O que um pai ausente pode causar?

Além de problemas como a obesidade, o afastamento do pai – definitivo ou não – pode ter outras consequências no desenvolvimento infantil. Existem evidências recentes de um elo entre a ausência da figura paterna e a aceleração do amadurecimento sexual nas meninas.

Como superar complexo de Édipo?

Complexo de Édipo: como lidar na prática “Mostrar à criança, durante sua criação, qual é seu papel na família, com seus limites claros e bem estabelecidos pelos pais, a ajuda a assegurar-lhe seus afetos com a família e de seu lugar ao mundo”, orienta o psicólogo.

O que é fase edipiana?

Durante a vivência edipiana, a criança experimenta um movimento erótico de seu corpo em direção ao corpo da mãe e do pai, o que se difere da busca sexual da puberdade que se dirige a objetos fora do seio familiar. Assim, impulsos sexuais são dirigidos à mãe e um sentimento de ódio é dirigido ao pai (Freud, 1900/1996).