Porque o nome Ogum Iara?
Yara é palavra tupi-guarani que significa senhor, proprietário. Ogum Yara é o Ogum que trabalha em associação com o orixá feminino Oxum, combinando a vibração purificadora do fogo com a das águas de rios e cachoeiras.
Quem é Yara na Umbanda?
No Brasil, as divindades da água também são popularmente cultuadas e habitam o imaginário do povo. Iemanjá, em religiões de matriz africana mas amplamente cultuadas no Brasil como o Candomblé e a Umbanda, Iara (Mãe D’Água), popular lenda do folclore brasileiro, e Nossa Senhora Aparecida, a santa padroeira do país.
Como agradar Ogum Iara?
Se não conseguir deixar em casa, coloque ao lado de uma linha de trem ou debaixo de uma árvore com uma copa com bastante folha, sempre com o seu pedido em mente e pensamentos positivos. Acenda uma vela azul oferecendo o paliteiro de Ogum para o orixá e estará pronto.
Como identificar um filho de Ogum?
Não é difícil reconhecer um filho de Ogum. Tem um comportamento extremamente coerente, arrebatado e passional, aonde as explosões, a obstinação e a teimosia logo avultam, assim como o prazer com os amigos e com o sexo oposto.
Quais são os 7 Oguns?
Qualidades de Ogum na Umbanda:
- Ogum Matinata.
- Ogum Beira-Mar.
- Ogum de Lei Ogum Yara.
- Ogum Malê ou Malei.
- Ogum Megê
- Ogum Rompe-Mato.
- Ogum Sete-Espadas.
- Ogum Sete-Ondas.
Quem é Yara no candomblé?
Folclore. A Iara é uma sereia que faz parte do folclore brasileiro, sendo conhecida por sua grande beleza, voz encantadora e riquezas. Ela é parte mulher e parte peixe e é conhecida por seduzir homens que estão nas margens dos rios, levando-os para debaixo d’água.
Quem é mãe Iara na Umbanda?
Iara, a mãe d’água É descrita com os cabelos negros, olhos esverdeados e metade do corpo de mulher e a outra metade de peixe. Dotada de um canto hipnotizante, seduz os homens e os leva para o fundo do rio.
O que a cabocla Iara gosta?
Características dos caboclos e caboclas de Iemanjá Eles gostam de perfumes; Admiram-se através dos espelhos; Guiam as pessoas no seu caminho; Vibram o bem.
O quê Ogum não gosta?
As pessoas de Ogum são práticas e inquietas, nunca “falam por trás” de alguém, não gostam de traição, dissimulação ou injustiça com os mAis fracos.
Como saber qual é o meu Ogum?
Através da numerologia dos Orixás você é capaz de descobrir qual é o seu guia. E mais, o signo dos Orixás, ou os Odus, podem ser definidos por intermédio da sua data de nascimento. Assim, relaciona-se a ciência dos números com esses signos de matriz africana. Odu significa destino, e também pode ser chamado de caminho.
Como saber seu Exu pela data de nascimento?
Através da sua data de nascimento, por exemplo 17/11/1994, some todos os números até reduzir a um único algarismo. Nesse caso, teríamos: 1+7+1+1+1+9+9+4=33, e depois faça uma nova soma com o resultado 3+3=6. Então, você descobrirá qual é o seu Odu, que nesse exemplo seria Obará, regido por Oxóssi e Xangô.
Qual é o Exu de Ogum?
Os Exus de Ogum são, inclusive, bem conhecidos na Umbanda. Eles são: Tranca Ruas das Almas, Exu Veludo, Exu Tira-Toco, Exu Porteira, Exu Limpa-Tudo, Exu Tranca-Gira e, por fim, Exu Tira-Teima.
O que é mãe Iara?
Iara ou Uiara, também referida como “Mãe-d’água”, é uma entidade do folclore brasileiro de uma beleza fascinante. Por ser uma sereia, enfeitiça os homens facilmente por ter a metade superior de seu corpo com formato de uma linda e sedutora mulher.
Quem é Iemanjá na Igreja Católica?
No sincretismo religioso – associação entre a cultura religiosa africana e os ritos católicos realizados no Brasil – Iemanjá corresponde a Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria.
Comentários