Quais as estruturas do bulbo vista anterior e posterior?

Quais as estruturas do bulbo?

Estrutura. O bulbo apresenta uma porção fechada, mais caudal, que contém o canal central contínuo com o da medula espinhal e uma porção aberta, que é rostral, na qual o canal central se expande como quarto ventrículo.

Quais as principais estruturas observadas na superfície anterior do bulbo?

Em sua face anterior, o bulbo apresenta duas elevações longitudinais denominadas pirâmides bulbares (P), que são separadas na linha mediana pela fissura mediana anterior. Esta fissura termina no forame cego, na sua junção com o sulco bulbopontino.

Quais são as estruturas encontradas na face posterior do bulbo?

Os núcleos na parte dorsolateral do bulbo são (dispostos de medial para lateral) os núcleos vagal posterior (dorsal), solitário, vestibular medial e cuneiforme.

Quais estruturas se localizam na parte anterior e posterior do mesencéfalo respectivamente?

A parte anterior é conhecida como tegmento e a posterior como tecto mesencefálico. A superfície anterior do mesencéfalo contém dois pedúnculos cerebrais e o núcleo rubro. Cada pedúnculo contém a substância negra e o crus cerebri que leva as fibras dos tratos corticoespinhais, as quais são parte do tracto piramidal.

Quais as principais estruturas constituintes do bulbo e da ponte e do mesencéfalo?

O tronco encefálico se divide em:

  • Mesencéfalo: Situa–se entre a ponte e o diencéfalo e é considerada a menor parte do tronco encefálico. …
  • Ponte: É uma grande massa com formato ovoide, que se localiza entre o bulbo e o mesencéfalo. …
  • Bulbo: É chamado também de bulbo raquídeo ou medula oblonga.

Quais são as principais funções do bulbo?

É um órgão condutor de impulsos nervosos. Relaciona-se também com funções vitais como a respiração, os batimentos do coração e a pressão arterial; e com alguns tipos de reflexos, como mastigação, movimentos peristálticos, fala, piscar de olhos, secreção lacrimal e vômito.

Quais estruturas são separadas pelo sulco bulbo pontino?

Neste “sulco bulbopontino” emergem, de cada lado da linha mediana, os nervos: abducente ( VIº ), facial ( VIIº ) e vestíbulo-coclear ( VIIIº ), sendo que, o nervo abducente ( VIº nervo craniano ), emerge do tronco encefálico, entre a região final (distal) da ponte e a “elevação das pirâmides bulbares”.

Qual estrutura está localizada entre os sulcos lateral anterior e lateral posterior do bulbo?

Qual estrutura está localizada entre os sulcos lateral anterior e lateral posterior do bulbo ? Entre os sulcos lateral anterior e lateral posterior temos a área lateral do bulbo, onde se observa uma eminência oval, a oliva, formada por uma grande quantidade de substância cinzenta.

Quais são as estruturas do mesencéfalo?

O mesencéfalo, analisado através de um corte transversal, pode ser dividido em três regiões: A parte basilar (ou base dos pedúnculos), anterior, correspondente aos pedúnculos cerebrais e substância negra. O tegmento (ou calote), situado posteriormente à substância negra e anteriormente à substância cinzenta central.

Quais estruturas se encontram no tecto do mesencéfalo?

Tecto do mesencéfalo É constituído por quatro eminências, os colículos superiores, relacionados com os órgãos da visão, e os colículos inferiores, relacionados com a audição.

Quais as funções do mesencéfalo ponte e bulbo?

O tronco encefálico é a região do encéfalo responsável pela união entre a medula espinhal e o cérebro. É constituído pelo mesencéfalo, ponte e bulbo, que são responsáveis pelas funções básicas para a manutenção da vida, como a respiração, o batimento cardíaco e a pressão arterial.

Quais as funções do bulbo e cerebelo?

A ponte é o centro de retransmissão de impulsos, e se constitui de fibras nervosas que se unem ao cerebelo e ao córtex cerebral. O bulbo raquidiano, também chamado de medula oblonga, é constituído de importantes regiões que controlam as funções vitais como ritmo cardíaco, vasoconstrição, respiração etc.

Qual é a função do bulbo olfatório?

O bulbo olfatório é a sede central de elaboração das impressões olfativas transmitidas pelo nervo correspondente. … Ao captar um cheiro, as células receptoras enviam sinais elétricos para os glomérulos, que se localizam no bulbo olfatório.

Quais são os sulcos que passam pelo bulbo?

BULBO (MEDULA OBLONGA): A superfície do bulbo é percorrida por dois sulcos paralelos que se continuam na medula. Estes sulcos delimitam o que é anterior e posterior no bulbo. Vista pela superfície, aparecem como uma continuação dos funículos da medula espinhal.