Quais são os caboclos na linha de Oxum?
São chamados Arranca-Toco, Acuré, Aimbiré, Bugre, Guiné, Gira-Mundo, Iucatan, Jupuri, Uiratan, Alho-d’água, Laçador, Roxo, Grajaúna, Bacuí, Piraí, Suri, Serra Verde, Serra Negra, Tira-teima, Sete Águias, Tibiriçá, Vira-Mundo.
Qual a linha de Oxum?
Por isso que existem os Exus da linha de Oxum. Na legião da vibração espiritual de Oxum, os sete chefes são: Tupãzinho, representante da Vibração Espiritual; Ori, intermediário para Oxalá, Yariri, para Iemanjá; Yari, para Ogum; Damião, para Oxóssi; Doum, para Xangô e Cosme para Abaluaê.
Qual é o Exu de Oxum?
Exu Veludo : ligado a Oxum, atua nas cachoeiRas, rios, lagos, penitenciárias e maternidades.
Quem é o par de Oxum?
Oxum é uma orixá, é a rainha da água doce, dona dos rios e cachoeiras, cultuada no candomblé e também na umbanda, religiões de origem africana. Oxum é a segunda esposa de Xangô e representa a sabedoria e o poder feminino. Além disso, é vista como deusa do ouro e do jogo de búzios.
Quem são os pretos velhos de Oxum?
Os nomes de alguns Pretos Velhos comuns de que se tem notícia são Pai João, Pai Joaquim de Angola, Pai José de Angola, Pai Francisco, Vovó Maria Conga, Vovó Catarina.
Quantos tipos de Oxum existem?
Oxum Abalô: é uma velha Oxum, de culto antigo; Oxum Ijimu: outro tipo de Oxum anciã; Oxum Abotô: também uma velha Oxum de culto antigo; Oxum Apara / Opara: a mais jovem das Oxum.
Quais são as Pomba Gira da linha de Oxum?
Faça seus pedidos a Pombagira Cigana da Estrada em nome de Oxum Opará.
Quais são os pretos velhos da linha de Oxum?
As mais conhecidas são: Pai Joaquim; Pai Francisco; Pai Maneco; Pai João; Pai José; Pai Mané; Pai Antônio; Pai Roberto; Pai Cipriano; Pai Tomaz; Pai Jobim; Pai Roberto; Pai Guiné; Pai Jacó; Pai Benedito; Rei Congo, Pai Anacleto, Vó Cambinda; Vó Cecília; Vó Maria Conga; Vó Catarina; Vó Ana; Vó Quitéria; Vó Benedita; Vó …
Quem foi o grande amor de Oxum?
Era Xangô. Ele era um alabê, chefe dos tocadores de atabaques, que rejeitou deitar-se com Oxum. Ao ritmo de um atabaque, com toques rápidos de características guerreiras, Oxum desmanchava-se em felicidade numa relação sexual com Xangô. Oxum implorava por seu amor, mas ele só desdenhava dela.
Qual orixá representa Nossa Senhora Aparecida?
Oxum
No Candomblé e na Umbanda, Oxum é sincretizada à Nossa Senhora Aparecida e representa a beleza e a pureza. Ela é evocada nos templos de Umbanda para limpeza fluídica das pessoas e do ambiente dos templos. Por representar a moral e o modelo de mãe, ela é respeitadíssima nos templos de Umbanda.
Qual Orixa representa Nossa Senhora Aparecida?
Oxum
No Candomblé e na Umbanda, Oxum é sincretizada à Nossa Senhora Aparecida e representa a beleza e a pureza. Ela é evocada nos templos de Umbanda para limpeza fluídica das pessoas e do ambiente dos templos. Por representar a moral e o modelo de mãe, ela é respeitadíssima nos templos de Umbanda.
Quem é preto velho na Igreja Católica?
“O preto–velho é a entidade espiritual da umbanda que mais herdou e carrega elementos católicos, como a cruz, o rosário, os terços e suas orações”, afirma Dias.
Qual a falange de Preto Velho?
A Falange dos Pretos–Velhos, tão querida dentro da Umbanda e, talvez, a que melhor a represente, tem como característica principal a humildade em seus trabalhos. São seres que, apesar do altíssimo grau de espiritualidade, curvam-se diante de nós, em profundo ato de humildade e respeito.
Qual a diferença entre Oxum e Oxum Opará?
Opará/Apará (Òpárá) é a divindade dos rios e cachoeiras, por vezes confundida como uma qualidade da Orixá Oxum, mas aos iorubás se trata de uma divindade própria, muito guerreira.
Comentários