Quais são as fraquezas de uma escola?

Quais as fraquezas de uma escola?

Exemplo de fraquezas em uma instituição de ensino: altos custos operacionais, alto índice de inadimplência, falta de uma boa comunicação com os pais e alunos, … Sobre o ambiente externo não há como ter controle, pois envolve as outras escolas do mercado.

Quais são os pontos fortes da escola?

Continue lendo este post e confira as 12 características de uma gestão escolar de qualidade!

  1. Planejamento escolar bem definido. …
  2. Gestão financeira apropriada. …
  3. Comunicação entre os membros da equipe. …
  4. Gestão descentralizada. …
  5. Informação e participação. …
  6. Comunicação eficaz com pais e mães de alunos.

Como fazer uma análise SWOT de uma escola?

A dica é ver como as forças, as fraquezas, as ameaças e as oportunidades se relacionam entre si. O objetivo é maximizar os pontos positivos e minimizar os negativos. Por exemplo, olhe para as fraquezas e identifique como elas podem ajudar a potencializar o seu negócio aproveitando as oportunidades identificadas.

Quais são as principais ameaças ou riscos ao desempenho da escola nos próximos anos?

Falta de afeto e de convívio por parte das crianças e dos jovens: Essa sem dúvida é a principal preocupação. Ainda não sabemos exatamente o impacto desse “afastamento” nos próximos anos, mas se as questões emocionais já eram fundamentais antes, elas com certeza precisarão de ainda mais cuidado e atenção das escolas.

Quais são as três escolas prescritivas?

As escolas da corrente prescritiva efetivamente são formadas pelo design, planejamento e posicionamento, sendo que todas são caracterizadas por indicar a forma como as estratégias devem ser criadas, ou seja, prescrevem a estratégia para as organizações (MINTZBERG; AHLSTRAND; LAMPEL, 2000).

Qual escola usa a ferramenta das cinco forças de Porter?

Harvard Business School
O modelo foi criado em 1979 por Michael Porter, professor da Harvard Business School. Naquele ano, publicou um artigo na revista de Harvard que apresentou suas ideias: “Como as forças competitivas moldam a estratégia”.

O que tem de positivo na escola?

Um dos principais aspectos positivos gerados para o setor da educação é, sem dúvidas, a valorização do professor — fator que deve alterar até mesmo a relação entre famílias e escola.

O que uma escola tem que ter para ser boa?

Uma boa escola deve oferecer a possibilidade de aquisição de conhecimento ao estudante em um lugar onde ele se sinta bem e, por isso, tenha mais disposição para aprender, fazer amigos, se relacionar e explorar a diversidade de experiências à sua disposição.

Faz uma análise de SWOT?

Leve a análise SWOT a sério e execute-a corretamente. Faça perguntas para descobrir informações novas e precisas. Antes de agir de acordo com as respostas, identifique o que está sob seu controle e trace um plano. Avalie as fraquezas, explore oportunidades e identifique ameaças ocultas.

Quais são as fases da estratégia?

5 principais etapas do Planejamento Estratégico e sua implementação

  1. 1 – Missão, Visão e Valores. …
  2. 2 – Análise dos ambientes interno e externo. …
  3. 3 – Definição de metas e objetivos. …
  4. 4 – Definição do plano de ação. …
  5. 5 – Mensuração e acompanhamento de resultados.

2 de jul. de 2018

Quais as mudanças que ocorreram na escola ao longo do tempo?

Uma dessas principais mudanças sociais que influenciou a área da educação foi a chegada das tecnologias de comunicação e informação. A evolução da tecnologia possibilitou mais que a conexão de computadores, ela viabilizou novas formas de conexões entre as pessoas, as culturas e os diversos grupos.

Quais são os problemas que a educação vem enfrentando na implantação da educação por ciclos?

“[…] a escola em ciclos propõe uma ruptura com o modelo da escola graduada (considerado excludente e seletivo), com a reprovação e com o fracasso escolar e, por conseguinte, a sua transformação em um sistema educacional não-excludente e não-seletivo”.

O que são escolas descritivas?

As escolas descritivas: são divididas em empreendedora, cognitiva, aprendizado, cultural, poder, ambiental e configuração. Segundo Melo (2008, p. … Escola cognitiva: É Um processo mental: Esta escola trabalha com o entendimento da mente do estrategista, estuda as estratégias que se desenvolvem na mente das pessoas.

Quais são as 10 escolas de Mintzberg?

Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000) sugerem dez escolas de estratégia divididas em: Escolas Prescritivas: Escola do Design, Escola do Planejamento, Escola do Posicionamento; e Escolas Descritivas: Escola Empreendedora, Escola Cognitiva, Escola do Aprendizado, Escola do Poder, Escola Cultural, Escola Ambiental e Escola