Quais são as 3 regras de Fajans que determinam a polarização de compostos iônicos aumentando o caráter covalente das ligações?
Regras de Fajans: o caráter covalente aumenta com 1) alta densidade de carga do cátion; 2) tamanho grande do ânion e alta carga do ânion; 3) configuração eletrônica distinta de gás nobre (s2 p6).
O que é poder polarizante?
O poder polarizante , resumidamente, trata-se da capacidade que um cátion possui de distorcer a nuvem eletrônica do ânion. Nesse sentido, essa capacidade cresce com o aumento da densidade eletrônica do cátion. Portanto, um aumento da carga e uma diminuição do raio implicam aumento do poder polarizante.
O que é o caráter covalente?
LIGAÇÃO COVALENTE É caracterizada átomos que estão próximos da estabilidade, ou seja, adquirir elétrons, logo compartilham. … As ligações covalentes ocorrem quando a diferença de eletronegatividade entre os átomos é menor que 1,7. Normalmente, isso ocorre nas ligações envolvendo ametais e hidrogênio.
Quais variáveis influenciam no poder polarizante?
O poder polarizante depende de dois parâmetros principais: o raio iônico e a carga do cátion. … Quando o ânion se deixa polarizar, seus elétrons vão à direção ao cátion, dando um caráter covalente a esta ligação. Então, o poder polarizante e a polarizabilidade são importantes parâmetros na análise de da ligação iônica.
Quais são os elementos que formam ligações iônicas?
Na ligação iônica, um dos átomos é obrigatoriamente um metal, e o outro, um ametal ou o hidrogênio. Os princípios que fundamentam uma ligação iônica são apenas dois: a perda de elétrons por um átomo (de caráter metálico elevado) e o ganho desses elétrons por outro átomo (de caráter ametálico elevado).
Qual dos compostos abaixo não realiza ligação iônica?
Logo, o composto que não realiza ligação iônica é o HCl, pois a ligação ocorre entre o hidrogênio e o cloro que é um ametal, portanto, ligação covalente.
Qual a ligação de HCl?
2) Ligação Covalente Polar: Ocorre entre átomos diferentes. Dessa forma, o átomo que possui maior eletronegatividade atrai o par eletrônico compartilhado com maior intensidade. Ex.: HCl.
Quem tem maior polarizabilidade?
A medida desta resposta a uma influência externa é chamada polarizabilidade do átomo. Átomos maiores com elétrons mais fracamente retidos são mais polarizáveis do que átomos menores com elétrons mais firmemente retidos. Assim, o iodo é muito mais polarizável que o flúor.
O que é caráter iônico é covalente?
Caráter iônico da ligação Em uma ligação iônica, os átomos estão ligados pela atração de íons com cargas opostas, enquanto que em uma ligação covalente, os átomos estão ligados por compartilhamento de elétrons.
O que é ter maior caráter covalente?
O composto binário de maior caráter covalente é aquele formado por elementos muito eletronegativos e que apresentam pequena diferença de eletronegatividade entre eles.
Quais são os tipos de polaridade?
Toda ligação iônica é polar, mas a polaridade das ligações covalentes depende do tipo de elemento químico que está fazendo a ligação, podendo ser polar ou apolar. As propriedades das substâncias são influenciadas em grande parte pelo tipo de ligação que seus átomos realizam e se elas são polares ou apolares.
O que é uma ligação iônica cite 2 exemplos?
Exemplos de Ligações Iônicas Alguns exemplo de ligações iônicas: Na+Cl- = NaCl (Cloreto de sódio ou sal de cozinha) Mg2+Cl- = MgCl2 (Cloreto de Magnésio) Al3+O2– = Al2O3 (Óxido de Alumínio)
Quais são os compostos iônicos?
Compostos iônicos são aqueles que apresentam pelo menos uma ligação iônica entre seus componentes. Entre estes compostos temos, por exemplo, o cloreto de sódio (NaCl – sal de cozinha), o nitrato de sódio (NaNO3), o sulfato de sódio (Na2SO4), carbonato de cálcio (CaCO3), etc.
Quais compostos realizam ligação iônica?
A ligação iônica ocorre com formação de íons, que se associam por atração eletrostática. Ocorre entre metal, que tem tendência a perder elétron, e um não metal, que tem tendência a receber elétrons. Um exemplo desse tipo de ligação é o cloreto de sódio (NaCl), formado pelos elementos sódio () e cloro ().
Comentários