O que é uma teoria da relatividade?
O princípio da relatividade foi inserido na ciência moderna por Galileu e afirma que o movimento, ou pelo menos o movimento retilíneo uniforme, só tem algum significado quando comparado com algum outro ponto de referência.
O que é relatividade exemplo?
É como se o espaço-tempo curvo “dissesse” para massa e energia (incluindo a luz e partículas de matéria) como se mover, enquanto massa e energia dissessem ao espaço-tempo como se curvar. Para exemplificar: o movimento da Lua em torno da Terra ocorre pois a Lua segue o caminho no espaço curvado pela Terra.
O que é a relatividade geral de Einstein?
A relatividade geral é uma teoria métrica da gravitação. Em seu cerne estão as equações de Einstein, que descrevem a relação entre a geometria de uma variedade pseudoriemanniana quadridimensional que representa o espaço-tempo e a energia-momento contida naquele espaço-tempo.
O que é Teoria da Relatividade Restrita e geral?
A Relatividade restrita é quase universalmente aceita pela comunidade física na atualidade, ao contrário da Relatividade Geral que, apesar de ter sido confirmada, foi-o com experiências que não invalidam algumas teorias alternativas da gravitação.
Qual é a fórmula da teoria da relatividade?
A equação – energia (E) igual a massa (m) multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz (c2) – revolucionou o mundo da Física ao mostrar que o tempo não era absoluto e que tanto a massa quanto a energia eram equivalentes.
O que é a teoria da relatividade do tempo?
No estudo da Física Clássica, o tempo transcorre da mesma forma para qualquer que seja o referencial adotado. Assim, para dois corpos munidos de cronômetros, o tempo passaria da mesma forma, independentemente de um dos corpos estar em repouso e o outro em movimento.
Como explicar a relatividade do tempo?
O criador da Teoria da Relatividade referia-se ao fato de o tempo ser relativo, vinculando-o à velocidade. A noção entre os tempos, observada a sua variação, é uma ilusão na medida em que pessoas vivem tempos distintos, de modo que o que é passado para alguns poderia ser futuro para outros.
Como funciona a relatividade do tempo?
Nas Teorias da Relatividade de Albert Einstein, a dilatação do tempo manifesta-se em duas circunstâncias: Na Relatividade restrita, relógios que se deslocam em relação ao de um referencial inercial “andam” mais devagar para um observador atrelado a esse referencial. Este efeito é descrito pela Transformação de Lorentz.
Qual a fórmula da relatividade geral?
Assim, Einstein desenvolveu sua famosa fórmula E=mc², que explica a relação entre esses quatro fatores. Nesse sentido, a energia (E) pode ser representada pela massa do objeto (m) multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado (c²).
Quais são os dois princípios fundamentais da teoria da relatividade Segundo Einstein?
Por mais fantásticas que possam parecer as implicações da TRG, elas podem ser compreendidas, em grande parte, como consequência de três princípios físicos: o princípio da relatividade, o princípio da invariância da velocidade da luz e o princípio da equivalência.
Qual a principal diferença entre Relatividade Restrita e relatividade geral?
A teoria da relatividade é composta de duas outras teorias: Teoria da Relatividade Restrita, que estuda os fenômenos em relação a referenciais inerciais, e a Teoria da Relatividade Geral, que aborda fenômenos do ponto de vista não inercial.
O que diz a relatividade restrita?
Existem dois tipos de Teoria da Relatividade: a Restrita e a Geral. A Restrita afirma que a luz viaja pelo espaço vazio a 300 mil quilômetros por segundo e que nada é capaz de igualar essa velocidade, muito menos superá-la.
Que fórmula é essa e mc2?
Essa é a mais célebre equação científica do século 20 e foi desenvolvida por Albert Einstein. Ela estabelece a equivalência quantitativa da transformação de matéria em energia ou vice-versa. Nela, E = energia, m = massa e c2 = velocidade da luz elevada ao quadrado.
Qual a fórmula de Einstein?
“Sua pergunta pode ser respondida a partir da fórmula E = mc², sem qualquer erudição”, escreve o ilustre gênio. “Se E é a energia do seu sistema consistindo nas duas massas, E0 é a energia das massas quando se aproximam da distância infinita, então o defeito de massa do sistema é E0 – E / c²”, conclui Einstein.
Comentários