Como diferenciar a família Poaceae da família cyperaceae?
O grupo Cyperaceae ainda é muito confudido com a Família Poaceae por serem grupos próximos, pelo aspecto graminiforme e flores drasticamente reduzidas que todas elas apresentam, porém existem diferenças marcantes entre elas quanto a sua morfologia como, por exemplo, nas folhas enquanto que a bainha da Poaceae… Mais.
O que é uma Poaceae?
Poaceae é uma família de plantas das angiospermas da classe Liliopsida (Monocotiledôneas), subclasse Commelinidae, também conhecidas como capins, gramas ou relvas.
São características das Poaceae?
A maioria das plantas desta família é herbácea, anuais ou perenes, fazendo exceção os conhecidos bambus, que são de grande porte e lenhosos. Caule do tipo colmo (com nós e entrenós), oco ou cheio, com rizomas desenvolvidos ou não. Folhas com nervação paralela e com bainha larga e muitas vezes com pelos .
Quais características explicam o sucesso ecológico da família Poaceae?
O sucesso ecológico das Poaceae reflete-se na ampla distribuição da família, nos mais diversos tipos de hábitats, incluindo a região da Antártida (Kellogg 1998). Tal sucesso deve-se, principalmente, à diversidade genética da família, que resultou em adaptações morfo-fisiológicas a ambientes diversificados.
Quais são as características das gramíneas?
As gramíneas possuem caules com junções ou nós. Uma folha brota de cada junção. Com exceção do milho, do sorgo e de algumas outras, as gramíneas têm caules ocos. Os caules de muitas gramíneas crescem rente ao chão, por isso praticamente só as folhas são visíveis.
Quais as principais características morfológicas que identificam uma gramínea?
Morfologia geral Caule com regiões demarcadas referidas por nós (figura 2) de onde surgem folhas com formas lineares e nervação paralela; o caule é geralmente oco. A região onde a folha se insere no caule é referida por bainha.
Quais são as gramíneas?
Fazem parte desta família todos os cereais como, por exemplo, os das espécies Oryza sativa (arroz), Avena sativa (aveia), Secale cereale (centeio), Zea mays (milho), Panicum miliaceum (milho-miúdo), Triticum aestivum (trigo), Hordeum vulgare (cevada) e Sorghum bicolor (sorgo).
Quais são os tipos de gramíneas?
Saiba o que são as gramíneas e quais são as mais comuns
- Capim do Texas.
- Festuca azul.
- Festuca Glauca.
- Campo de cevada.
- Erva-principe.
Como identificar uma gramínea?
As gramíneas constituem uma família de monocotiledóneas de fácil identificação devido às suas inflorescências típicas com flores protegidas por várias séries de brácteas (glumas, lemas, páleas) mas com perianto reduzido a 2 (ou 3) escamas, as lodículas (fig 1); e ainda ao seu caule dividido em nós e entre-nós.
Por que é necessário entender sobre a morfologia das gramíneas?
A morfologia das plantas tem o propósito não apenas biológico, mas pode auxiliar nas decisões de manejo da forrageira; As características físicas refletem os componentes de produção da planta (por exemplo: número de perfilhos, número de folhas, tamanho das folhas);
O que é gramíneas exemplos?
As gramíneas são uma família de plantas com folhas semelhantes a lâminas. A maioria tem caule oco e muitas raízes ramificadas. A grama verde encontrada em jardins, a que cresce em campos, os cereais e os bambus pertencem à família das gramíneas.
Quais são as gramíneas mais cultivadas no Brasil?
Marandu: o capim Marandu ou Brizantão como é conhecido, é proveniente do Zimbabue, África. Foi lançado no Brasil em 1984 pela Embrapa. Apresenta hábito de crescimento cespitoso, estabelecimento rápido, elevada produção e qualidade de forragem. É o capim mais plantado atualmente no Brasil Central.
Quais as características das plantas gramíneas?
As gramíneas constituem em uma família muito extensa de ervas anuais, como as gramas. Possuem folhas semelhantes a lâminas, e em sua maioria, possui caule oco e raízes ramificadas. Existem inúmeras espécies de gramíneas, cerca de 1000 espécies, distribuindo em 650 gêneros.
O que caracteriza uma gramínea nos aspectos morfológicos?
O colmo das gramíneas, na maioria das espécies, é oco e é constituído de nós e entrenós. Cada nó tem sua folha correspondente. Os entrenós são cilíndricos e podem ser ocos, como ocorre em gramíneas de inverno, ou podem ser cheios, como ocorre em milho e em cana-de- açúcar.
Comentários