Quais são os itens que fazem parte da educação aberta?
O conceito de educação aberta foi utilizado para descrever diferentes movimentos educacionais ao longo da história….No entanto, alguns elementos em comum podem ser elencados:
- A organização do espaço físico.
- A organização do tempo.
- O processo de agrupamento dos alunos.
- A organização da instrução.
Faz parte da educação aberta?
A expressão “educação aberta” é uma espécie de guarda-chuva para um conjunto de práticas de ensino-aprendizagem que mira o livre acesso a oportunidades de aprendizado por meio de recursos da EAD. O termo “aberta” faz referência ao tipo de licença – o material é oferecido com recursos livres de direitos autorais.
O que é Educação aberta e quais os Recursos Educacionais Abertos?
Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos: nova formação online e gratuita. Diálogo, produção colaborativa, conhecimento compartilhado, engajamento e diminuição de barreiras de acesso são alguns dos termos que permeiam os conceitos de Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos (REA).
O que é a educação aberta?
É um movimento histórico que hoje combina a tradição de partilha de boas ideias entre educadores com a cultura digital baseada em colaboracão e interatividade.
Quais são os tipos de REA existentes?
Todo e qualquer conteúdo que seja utilizado para fins educacionais podem ser REA. São livros, planos de aula, softwares, jogos, resenhas, trabalhos escolares, vídeos, áudios, imagens e outros recursos compreendidos como bens educacionais essenciais ao usufruto do direito de acesso à educação e à cultura.
Quais são os objetos de aprendizagem?
Objetos de aprendizagem são recursos educacionais – digitais ou não – usados para potencializar a transmissão do conteúdo. Como exemplos desses recursos, podemos citar podcasts, vídeos interativos, infográficos, flashcards, fóruns online, e-books, infográficos e simuladores.
Quais são as dimensões da educação aberta?
Consideramos, ainda, para caracterizar a educação aberta, Santos et alii que propõem uma estrutura que se constitui por 10 dimensões, das quais seis são nucleares (acesso, conteúdo, pedagogia, reconhecimento, pesquisa e colaboração) e quatro são transversais (estratégia, tecnologia, qualidade e liderança) (SANTOS et …
Quais são as principais características dos REA?
O conceito de REA começa com dois princípios: licenças de uso que permitam maior flexibilidade e uso legal de recursos didáticos; e abertura técnica, no sentido de utilizar formatos que sejam fáceis de abrir e modificar em qualquer software.
Quais são os recursos da educação?
Os recursos públicos destinados à educação têm origem em: Receita de impostos próprios da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Receita de transferências constitucionais e outras transferências. Receita da contribuição social do salário-educação e de outras contribuições sociais.
O que são recursos na educação?
Um recurso educacional deve mostrar se aluno conseguiu ou não alcançar os objetivos de aprendizagem propostos. Isso pode ser feito através de pequenas atividades incorporadas em diferentes etapas, de uma avaliação informal ao final, de uma autoavaliação ou através de atividades em pares e em grupos.
O que é Educação Aberta e a Distância?
A Educação Aberta e a Distância (EAD) se caracteriza como uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem se efetiva com o uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs), com a participação de professores e alunos que realizam atividades de ensino e de …
Quais são os tipos de liberdade de uso dos REA os chamados 4Rs?
Para ser considerado um REA, o recurso precisa permitir quatro liberdades mínimas, chamadas de”4Rs“: revisar, reusar, remixar e redistribuir.
O que é o Objeto de Aprendizagem?
Pesquisadores da área educativa falam hoje em objetos de aprendizagem, definidos como entidades digitais ou não digitais que podem ser utilizadas no ensino com suportes tecnológicos, para organizá-lo e estruturá-lo.
O que são objetos de aprendizagem na Bncc?
“Objetos de Aprendizagem são definidos como uma entidade, digital ou não digital, que pode ser usada e reutilizada ou referenciada durante um processo de suporte tecnológico ao ensino e aprendizagem.
Comentários