Qual a definição de abdômen agudo?
O termo Abdome Agudo pode ser definido como um processo intra-abdominal causando dor severa e, frequentemente, requerendo intervenção cirúrgica de emergência.
Quais são os sintomas do abdome agudo?
Abdome Agudo Obstrutivo A dor em cólica, geralmente periumbilical. Associadamente surgem náuseas, vômitos, distensão abdominal, parada da eliminação de flatos e fezes.
O que é abdome agudo na gestante?
O abdome agudo na gravidez é entidade rara, cujo diagnóstico é dificultado devido às alterações fisiológicas típicas da gravidez que tornam os achados menos evidentes. Embora o abdome agudo obstétrico seja mais comum, a dor abdominal não obstétrica apresenta considerável impacto na morbimortalidade materno-fetal.
Qual a finalidade do exame de abdome agudo?
Este exame tem importante função no diagnóstico de condições que indiquem necessidade de cirurgia, descartar casos de urgência e muitas vezes fazer diagnósticos.
Como é classificado o abdome agudo quanto ao processo desencadeante?
Processo desencadeante: geralmente utilizada pela cirurgia de urgência. Inflamatório: apendicite, colecistite aguda, pan- creatite aguda, diverticulite, doença inflamatória pélvica, abscessos intra-abdominais, peritonites primárias e secundárias, dentre outros.
Como diagnosticar abdome agudo?
O diagnóstico do abdome agudo é feito com base na anamnese, exame físico e exames de imagem, como radiografia de tórax e abdome, ultrassonografia ou tomografia computadorizada em alguns casos. Lembrando que a tomografia deve ser realizada apenas se o paciente estiver estável hemodinamicamente.
Quais as complicações do abdome agudo?
Em se tratando de uma anomalia, sua manifestação decorre das complicações que o envolvem. Entre elas, a obstrução intestinal é a mais comum, depois o sangramento intestinal, a diverticulite, a perfuração e sua apresentação dentro da hérnia inguinal (hérnia de Littré).
É a principal causa de abdome agudo na gravidez?
A principal causa de abdome agudo he- morrágico em ginecologia é a gravidez ectópica (GE), sendo os cistos ovarianos rotos a segunda maior causa.
Quais são os tipos de abdome agudo?
A classificação mais utilizada do abdome agudo é de acordo com o seu processo desencadeante:
- Abdome agudo obstrutivo.
- Abdome agudo perfurativo.
- Abdome agudo vascular isquêmico.
- Abdome agudo inflamatório.
- Abdome agudo hemorrágico.
Como avaliar abdome agudo?
Exame físico
- Sinais de alerta: taquicardia, hipotensão, taquipneia, febre, fáscies de dor.
- Inspeção do abdome: distensão; equimoses; abaulamentos, cicatrizes.
- Ausculta: presença ou ausência dos RHA.
- Percussão: avalia a distensão gasosa, ar livre intra-abdominal, grau de ascite ou a presença de irritação peritoneal;
Quais são os cinco tipos de abdome agudo?
Didaticamente as causas de Abdome Agudo Cirúrgico são divididas em cinco grupos: Inflamatório, Obstrutivo, Perfurativo, Vascular e Hemorrágico(2).
Como diagnosticar abdome agudo obstrutivo?
Sinais e sintomas do abdome agudo obstrutivo Os sintomas clássicos do abdome agudo obstrutivo são: dor abdominal em cólica (vai e volta) geralmente periumbilical, seguido por distensão abdominal com náuseas, vômitos e parada do trânsito intestinal (flatos e fezes). A peristalse pode estar visível.
Quais exames laboratoriais podem ser solicitados na avaliação do abdome agudo?
O exame laboratorial mais importante no Abdome Agudo Inflamatório é o hemograma, onde costuma-se identificar leucocitose com desvio à esquerda na maioria casos mais arrastados. Além disso, a medição do hematócrito é importante para avaliar o grau de hidratação do paciente. É a causa mais frequente de abdome agudo.
O que é abdome agudo e quais são os cuidados a esse paciente?
Abdome agudo é uma síndrome clínica caracterizada por dor na região abdominal, não traumática, súbita e de intensidade variável associada ou não a outros sintomas e que necessita de diagnóstico e conduta terapêutica imediata, cirúrgica ou não. O diagnóstico varia conforme sexo e idade.
Comentários